An intelligent view of nature
Apresentação  

Em 1808, com a vinda da família real portuguesa ao Brasil, fugida das tropas de Napoleão, iniciaram-se as primeiras expedições científicas nesse território, graças à abertura dos portos às nações estrangeiras. Entre os viajantes que cá estiveram nesta época, destacam-se os naturalistas Spix e Martius, Eschwege, Saint-Hilaire, o príncipe Maximiliano von Wied-Neuwied, o barão Langsdorff, cônsul da Rússia, os pintores Debret, Rugendas, Ender e os ingleses John Luccock, Maria Graham e John Mawe. Essas pessoas são os responsáveis pelos primeiros estudos de nossa natureza e descrição de nossas paisagens. A geomorfologia, muito bem representada, era bastante impressionante aos curiosos olhares europeus.

O que é geoturismo  
Naturalistas e viajantes  
Geoturismo no Brasil  
Diversidade  
Artigos disponíveis  
Contato  
Cachoeira de Paulo Afonso entre Alagoas e Bahia , registrada por Frans Post em 1649.
Panorama do Rio de Janeiro em 1849. Alfred Martinet
Representação em tela do Dedo de Deus, em Teresópolis, Rio de Janeiro. Bernard Wiegandt, 1880
Aquarela de Hercules Florence, que acompanhou a Expedição Langsdorff, Cachoeira Juruenna, São Paulo.
Desde Frans Post, em 1649, o olhar de viajantes, pintores e naturalistas foi atraído pelas paisagens geológicas do Brasil. Hoje com painéis geoturísticos implantados, sítios famosos, como o Corcovado ou o Dedo de Deus, no Rio de Janeiro, desde os primeiros tempos destacaram-se como monumentos geológicos do Brasil. Quedas d'água e montanhas foram bastante registradas durante as expedições científicas do século XIX, também por caracterizarem referências geográficas.
Vila de Mariana, Minas Gerais,  em 1818 desenhada pelo naturalista Carl  Friedrich Von Martius
Vilas ligadas à mineração, como Ouro Preto e Mariana, sempre despertaram interesse para o contexto geológico e a contemplação cênica foi valorizada pela informação mineral.
Ouro Preto em 1818 desenhada pelo naturalista Carl Friedrich Von Martius
Cabeceiras do Rio Paquequer, Rio de Janeiro em 1885, representadas em tela por Johann Georg Grimm
Cachoeiras e montanhas representam papel especial na representação pictórica da paisagem brasileira, revelando o magnetismo que estes sítios exercem sobre o ser humano.
Relevo de São Tomé das Letras, Minas Gerais, registrado em 1876 por Nicola Antonio Facchinetti
Impressionante registro da Cachoeira de Paulo Afonso, entre Alagoas e Bahia, em 1850, por E.F. Schute
Antigas pedreiras exercem forte fascínio ao observador visitante. A extração mineral sempre foi motivo de interesse, não só pela tecnologia aplicada, mas por revelar informações frescas sobre o sub-solo.
Extração e beneficiamento de diamantes em Diamantina, de autor anônimo português, de 1734.