ROTEIRO GEOTURÍSTICO NA ILHA DO MEL, PARANÁ, BRASIL

 

Gil F.Piekarz – MINEROPAR - gil@onda.com.br

Antonio Liccardo – MINEROPAR - liccardo@ambienteimagem.com.br

Rodolfo José Angulo - Universidade Federal do Paraná - angulo@ufpr.br

Maria Cristina de Souza - Universidade Federal do Paraná - cristina@ufpr.br

 

A Ilha do Mel, com 2.600ha, é um dos três principais atrativos turísticos do Estado do Paraná, sul do Brasil, com 93% de sua área transformada em Estação Ecológica e Parque Estadual. Situada na desembocadura da Baía de Paranaguá, é formada por morros rochosos de até 148m de altitude e por planícies arenosas. A Ilha apresenta intensa visitação turística, principalmente em função da beleza cênica e dos aspectos naturais. De acesso fácil por barco, apresenta um rico e concentrado conteúdo geológico, paisagístico, histórico, antropológico e biológico.

Painéis informativos sobre o contexto geológico foram implantados nos três principais pontos de visitação da Ilha, sendo tradicional a caminhada de 8km entre estes locais. Neste trecho foi implantado o roteiro geoturístico que apresenta um amplo conjunto de processos geológicos costeiros, de fácil visualização e altamente didáticos. São apresentados os diversos ambientes de sedimentação da ilha com estruturas geológicas típicas e vários indicadores espaço-temporais de paleoníveis marinhos, conduzindo ao entendimento da evolução paleogeográfica da Ilha do Mel, desde o máximo da transgressão marinha do Pleistoceno Tardio  (120.000 anos) até o presente. Também são mostrados os cuidados no uso e ocupação da Ilha tendo em vista que, por sua localização, o ambiente apresenta alta mobilidade costeira, com intensos processos de erosão e sedimentação.

São, ainda, apresentados aos visitantes afloramentos de migmatitos proterozóicos que constituem os morros, com belíssimas exposições de estruturas geológicas e de sua composição; e de diques de diabásio relacionados à abertura do Oceano Atlântico no Jurássico, cuja principal exposição forma a Gruta das Encantadas, cartão postal da Ilha.

Pesquisas científicas são realizadas constantemente na Ilha do Mel e o território é uma área de proteção ambiental legal. A implantação do Roteiro Geoturístico representa um elo de ligação entre o conhecimento geológico atualizado e o público, utilizando como base o turismo consciente já existente.