EXCURSÕES VIRTUAIS: UMA FERRAMENTA EFICAZ NADIVULGAÇÃO DAS

GEOCIÊNCIAS E GEOTURISMO

 

 Vitório Orlandi Filho*(vitório@pa.cprm.gov.br), Luís Edmundo Giffoni*, Wilson Wildner* e

Nelson Custódio da Silveira Filho

 

*SGB

 

  A busca por informações sempre fez parte do cotidiano da humanidade e a idéia de perpetuá-las, transferindo o conhecimento para futuras gerações, levou as civilizações a armazená-las e disponibilizá-las através de formas cada vez mais acessíveis ao usuário. Os sumérios guardavam seu código de ética em plaquetas de barro, os egípcios hieroglifavam seus templos, e o Antigo Testamento foi escrito em papiros em grego e aramaico, buscando preservar seus ensinamentos.  O homem sempre foi atraído pelo estudo da natureza, procurando entender os fenômenos que atuam em nosso planeta. Vulcões, terremotos, enchentes e monumentos naturais sempre atraíram nossa atenção gerando grande interesse em entender os processos de formação e controle dos fenômenos naturais, propiciando às ciências da terra desempenhar um papel relevante na geração e divulgação da informação para a sociedade. A visitação dos locais de beleza cênica ou curiosidade geológica é hoje parte de uma crescente atividade ligada ao geoturismo.

 Nos dias atuais, a INTERNET introduziu profundas inovações no processo de divulgação

das informações, tornando o seu acesso fácil, rápido e atrativo. Dentro deste contexto e devido às facilidades oferecidas pela “rede www”, as Excursões Virtuais passam a representar uma forma eficaz de divulgação dos conhecimentos geocientíficos, princi-

palmente aliadas ao geoturismo, quando tornam-se mais atrativas e demandadas. São cada vez mais comuns sites relativos a temas geológicos, paleontológicos, sociedades, associações de classe e órgãos governamentais voltados para a informação, ao mesmo tempo em que sites turísticos procuram agregar informações geocientíficas. A Sociedade Brasileira de Geologia inovou sobre o assunto ao apresentar em sua Home Page as excursões virtuais “Conhecendo o Rifte Recôncavo-Tucano-Jatobá (BA)” e “Bacia Metassedimentar do Rio Pardo (BA)”.  Em contraposição a uma apresentação tradicional, através de texto ilustrado, este formato permite que se disponibilize ao usuário os recursos de navegação da INTERNET, explorando um acesso direto - através de links destacados na tela - aos diversos itens do trabalho, tais como: afloramentos em mapa geológico, caracterizações das unidades estratigráficas, sítios de interesse turístico, recursos minerais, ocorrência de exemplares de fósseis, etc. A citação de fontes de referência pode ser acompanhada de link para o respectivo site ou para uma citação bibliográfica completa, para o endereço de e-mail de um autor ou organização. Podem ser disponibilizados glossários para os termos técnicos, artigos complementares, fotos, mapas e outras informações que se queira disponibilizar ao usuário.

As Excursões Virtuais representam um avanço inovador, eficaz e de baixo custo na divulgação das geociências, principalmente quando agrega conhecimento geológico a roteiros turísticos. Apostando nesta nova forma de difundir as geociências e agilizar sua divulgação, o Serviço Geológico do Brasil desenvolveu a “Excursão Virtual na Serra do Rio do Rasto-SC”. disponível na página do Serviço Geológico do Brasil - SGB (www.cprm.gov.br) e vem desenvolvendo outra sobre os Aparados da Serra-RS.